Artesanato - FINNAR

Feira de Artesanato em Brasília 2013 (FINNAR)

Já está agendado para 2013 a sétima edição da FINNAR – Feira Internacional de Negócios do Artesanato, ou como as pessoas tem chamado, é o Salão Internacional do Artesanato em Brasília. A sétima edição da feira acontecerá nos dias de 12 a 21 de abril de 2013 e terá como palco o Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília:

Infelizmente, o site oficial ainda não tem muitas informações sobre o evento em 2013, mas a julgar pelos anos anteriores, será também de muito sucesso, tanto para os visitantes, quanto para o comerciantes e artesãos. Com certeza contará com peças belíssimas contanto muito da cultura brasileira e também internacional.

Enquanto não conseguimos mais informações da FINNAR deste ano, veja um pouco do que passou por lá nos anos de 2012 e 2011. Se você ainda não sabe se vai a feira, isso deve te ajudar a decidir.

FINNAR 2012

Salão Internacional de Artesanato - BrasíliaPara 2012, as expectativas também eram grandes: com mais de 4 meses faltando para chegar o dia da feira, ela já contava com mais de 350 expositores vindos de de 26 estados brasileiros além de outras 20 regiões do mundo. Oportunidade valiosa de se conhecer culturas diferentes de artesanato.

Naquele momento, o salão de artesanato já esteja com mais de 80% dos espaços para expositores já fechados. Ou seja, já estamos em fevereiro, a feira de 2013 acontece também em abril. Se você é expositor, não perca mais tempo e corra atrás do seu espaço.

O Mundo em PatchWork

“O Mundo em PatchWork” foi o tema da FINNAR 2012 – a tradução literal para patchwork seria “trabalho com retalhos” – a arte de unir tecidos de variadas cores, formatos e tamanhos a fim de produzir uma única peça final. Apesar do tema central, os expositores tiveram a oportunidade de mostrar muito do mundo do artesanato:

  1. Da ala nacional, todas as regiões do país levaram suas produções artesanais em decoração, móveis, acessórios, gastronomia, bordados e demais produtos do artesanato comum e artesanato indígena;
  2. Da ala internacional, Palestina, Egito, Austrália, Peru, África, Japão e cerca de outros 20 países também puderam mostrar a sua cultura de artesanato na mesma linha.

Se você quer aprender mais e está em busca de ideias de PatchWork, você pode conhecer 20 projetos clicando neste link.

FINNAR 2011

Em 2011, a feira aconteceu nos dias 15 a 24 de abril e atingiu seu público recorde de todas as edições, quando recebeu cerca de 100 mil visitantes, de acordo com dados do site oficial. Na edição anterior, haviam sido 85 mil visitantes. Ainda de acordo com o site, o evento de 2011 gerou cerca de 4 milhões de reais em negócios – cifras expressivas, mas para 100 mil visitantes, seria uma média de R$40 por pessoa.

E se você estiver em Belo Horizonte em novembro, não perca a FNA – Feira Nacional de Artesanato – A maior feira da América Latina.

Quer aumentar suas habilidades de artesanato?

Duas fortes tendências de produção de artesanato hoje em dia são o Fuxico e a Reciclagem. Se você gosta do trabalho artesanal, deveria conhecer mais destas modalidades e até começar a trabalhar com elas.

Não são novidades, mas são formas de produto artesanal que encantam as pessoas. Somente para você que chegou até aqui, deixo duas sugestões especiais:

  1. Curso de Reciclagem – 130 Ideias Simples e Criativas
  2. Curso de Artesanato – Fuxico

Você deve considerá-las com carinho. Clique nos links e conheça os cursos. São práticos e rápidos! Especialmente para você que gosta de artesanato. Deixe um recado e curta a FINNAR aqui no Bit do Dia.

13 thoughts on “Feira de Artesanato em Brasília 2013 (FINNAR)”

  1. Sou artesã individual e gostaria de saber se há espaço para a Finnar – 15 a 24/abril/2001 – e qual o valor do m². Grata, Eunice Maria.

  2. GOSTARIA DE PARTICIPAR DO EVENTO DE VCS COM ARTEZANATOS SE PUDER ME RESPONDER MMUITO OBRIGADA MEU TEL É 6191917883 OU 91917899

  3. sou coordenadora de uma associaçao de artesanato e estamos entrando em contato para ver a possibilidade de participar desta feira e gostaria de saber o valor do stand desde ja agradeço

E você, o que achou?