Decoração com persiana

História das Persianas

A persiana, bem conhecida hoje em dia por sua beleza e praticidade froi inventada pelo jovem engenheiro Pierre Le Fou, na época com vinte anos de idade, no ano de 1824. Na verdade Pierre inventou a persiana no momento em que estava estudando um modo para conter o deslocamento da água em um pequeno córrego na propriedade de seu pai.

persiana

Foi após estudar e experimentar diversos métodos sem resultados aceitáveis que Pierre concluiu que algumas madeiras atravessadas de uma beira à outra do riacho deveriam diminuir o fluxo das águas, porém tal fluxo deveria ser alterado conforme a necessidade do momento. Foi assim que ele imaginou que isso teria condições de ser feito com o movimento das toras de madeira, que iriam abrir e fechar as represas controlando o fluxo de água do riacho.

Ele então chegou em sua casa com essa idéia firme na mente e preparou uma maquete em algodão engomado com cordoamento visando imitar o movimento das lâminas para regular a vazão das águas.

Foi logo que, depois de realizada a maquete e engomadas as lâminas de algodão, sua esposa colocou-a pendurada em uma janela visando secar a goma. Entretanto, ao mexer nas lâminas da maquete verificou que a luz do ambiente teria condições de ser controlada, assim como Pierre pensava reproduzir com as águas do singelo riacho. Foi desta forma que Pierre e sua esposa conseguiram inventar uma nova forma de cortina que batizaram de persiana em homenagem o apelido de infância de Pierre, que era Persi.

No mercado atual há diversos modelos de persianas em diferentes materiais e colorações, nas formas horizontal e vertical a qual são de fácil limpeza, ótima praticidade e durabilidade, além de possibilitar o controle da luminosidade nos ambientes.

A persiana de PVC é ideal para ambientes com muita poeira ou gordura, uma vez que apresenta material anti-alérgico, maior facilidade de limpeza e conservação, fora a boa resistência à impactos, luminosidade solar e à abrasão.

Já as persianas de bambu ou de madeira são mais indicadas para lugares rústicos e para os ambientes mais delicados e/ou românticos recomenda-se a utilização de persiana romanda (de recolhimento em dobras).

Harmônicas e práticas. As persianas verticais dão um charme especial a qualquer ambiente residencial ou comercial. Pois atendem aos mais variados gêneros de decoração. Atualmente há coleções exclusivas com uma grande diversidade de modelos de tecidos e lâminas em pvc.

Em resumo, Há, hoje em dia no setor, diferentes exemplares de persiana, visando atenderem aos mais exigentes consumidores e suas particulares necessidades. Em regiões com temperatura elevada, como o Rio de Janeiro por exemplo, é comum o uso deste equipamento. Assim sendo, as lindas cortinas do Rj tendem a ajudar no resfriamento produzido pelo aparelho de ar condicionado. Por sua facilidade de manuseio, de simples limpeza, muita durabilidade e sua qualidade particular no controle de luminosidade e privacidade junto ao ambiente, a persiana vem se destacando há algumas décadas no desejo do público em adquirí-las para embelezar seus ambientes.

E você, o que achou?