Rio de Janeiro: Imagens

5 Dicas para Aproveitar a Viagem para o Rio de Janeiro

Antes de falar diretamente sobre o Rio de Janeiro, deixo de abertura minha principal dica de viagem, seja qual for o destino: Conhecer a cidade através da visão de um residente e – se possível – de um residente nato.

Rio de Janeiro: Imagens

 

Assim, em sua viagem para o Rio, ou qualquer cidade, se você tem alguma pessoa como contato na cidade de destino, antes mesmo de embarcar, é quase certo que você estará munido de todas as importantes dicas e segredos sobre a cidade.

Mas confesso que arriscar e fazer descobertas por conta própria também é muito divertido. Se você está para se aventurar sozinho no Rio, saiba que os cariocas são hospedeiros e principalmente amigáveis com um estrangeiro, ou seja, um dia de praia e você provavelmente já terá feito uma amizade e dependerá de você tirar proveito para se atualizar sobre os últimos modismos da cidade.

Nas poucas passagens que tive no Rio de Janeiro, tive a sorte de ficar sempre hospedado com amigos e, através dessas amizades, outras se consolidaram. Para cada nova viagem à capital fluminense, novas descobertas e importante dicas que venho aqui compartilhar.

Não há dúvidas de que todo o Brasil tem a visão de que a cidade é insegura, porém – se o bom senso prevalecer – é bem provável que a cidade seja tão segura quanto a cidade de sua origem. Em outras palavras, há certos lugares e/ou atitudes que você deve evitar em qualquer cidade do mundo e, naturalmente, no Rio de Janeiro não seria diferente.

A diferença encontra-se nos detalhes e nos lugares a serem evitados. Agora, deixo aqui minha dica número 2: você é o turista na cidade, mas ninguém precisa saber! Isso inclui desde a escolha da sua hospedagem, no desembarque e embarque nos aeroportos e no dia-a-dia do roteiro na visita ao Rio.

Seja um hotel ou um hostel, simplicidade e segurança serão sempre bem-vindos; se você pegar um táxi no aeroporto, pergunte de antemão qual o trajeto ele irá percorrer e, se você realmente souber de alguma alternativa, demonstre claramente que você está a par do caminho que ele escolheu, ou seja, conheça os caminhos que você precisa fazer antecipadamente. Neste quesito, o Google Maps resolve para você facilmente.

“Em Roma, faça como os romanos” – Dica número 3: misture-se aos que estão a sua volta, observe como eles se vestem e saia “camuflado.” Saia de havaianas e bermudão ou apenas canga e sandálias.

Caminhada - Rio de Janeiro

 

No Rio, você perceberá que os cariocas são bastante despreocupados com as roupas. Muitos homens frequentam a praia sem camiseta; já as mulheres, que ironicamente se sentem peladas sem bolsa ou óculos, entram na linha do “quanto menos, melhor” – muitas vezes passeiam somente de biquini.

Dica número 4: Não se esqueça do protetor solar. A cidade carioca é banhada por muito sol e muito calor, assim, beba muito líquido, também. Lembre-se de que há cadeiras para alugar em todas as praias, assim como lanchonetes e ambulantes oferecendo de tudo e opções deliciosas.

Neste momento, junte a dica 4 com a dica 3 e a questão de segurança: Leve contigo somente o dinheiro que você vai precisar. Você vai estar somente de havaianas e bermuda na praia, então nem pense em levar muito dinheiro – vai acabar chamando a atenção, e você não quer isso.

Dica número 5 e derradeira: Aproveite o máximo que a cidade maravilhosa tem a oferecer e depois volte aqui para contar suas dicas e experiências. Fim do Bit carioca 😉

E você, o que achou?