Museu Oscar Niemeyer - Curitiba

Museus e Memoriais em Curitiba

Com diversos parques e bosques espalhados por todo o município, Curitiba ficou conhecida pela sua diversidade ecológica e, por isso, é considerada a cidade mais verde da América Latina.

Além disso, a capital paranaense demonstra seu interesse pela cultura em diversos museus e memoriais, que podem ser considerados verdadeiros pontos turísticos, por atraírem pessoas de todo o país e outros lugares do mundo.

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba
Museu Oscar Niemeyer

Inaugurado em novembro de 2002, o Museu Oscar Niemeyer também é conhecido como o “Museu do Olho”, em função do seu projeto arquitetônico, e é um dos maiores complexos de exposição do país, com aproximadamente 16 mil metros quadrados. O museu possui diversos espaços, incluindo um auditório para 400 lugares, café e áreas de lazer.

Museu Casa do Expedicionário - Curitiba
Casa do Expedicionário

Criado em 1946 para ilustrar a participação da Brasil na Segunda Guerra Mundial, em especial a participação dos soldados paranaenses, o Museu do Expedicionário possui um rico material histórico, incluindo diversas ilustrações, mapas, livros e documentos da época.

Além disso, o museu expõe também muitos materiais bélicos e armamentos utilizados na guerra pela Força Expedicionária Brasileira, pela Força Aérea e pela Marinha de Guerra do Brasil. Na praça, onde está localizado o museu, há também um tanque de guerra, um avião Thunderbolt e outros equipamentos da época.

Como a existência de ferrovias foi de extrema importância para o desenvolvimento, não só de Curitiba, mas de muitas outras cidades brasileiras, a capital paranaense criou um Memorial, para preservar a história ferroviária do estado.

 

Museu Ferroviário - Curitiba
Museu Ferroviário

Localizado dentro do Shopping Estação, o Museu Ferroviário possui um acervo com mais de 600 peças da época, como um livro de contabilidade, relógios, telégrafos, além de uma réplica de uma locomotiva a vapor.

Com aproximadamente 140 metros quadrados, o Memorial Árabe está situado sobre um espelho d’agua. Com estrutura em formato de cubo, no interior do museu, funciona um café, uma biblioteca e uma pinacoteca, sendo que as duas últimas contêm um acervo essencialmente árabe.

 

Memorial Árabe - Curitiba
Memorial Árabe

O memorial tem como objetivo valorizar a cultura dos países árabes e serve como referencial para integrantes da comunidade e visitantes, que procuram conhecer um pouco mais sobre a história, riqueza e as particularidades do Oriente Médio.

Outro local curitibano que vale a pena conhecer é o Memorial Polonês. Composto por sete casas de tronco e bosque nativo, o local foi inaugurado em 1980, após a visita do Papa João Paulo II.

No memorial, há uma reconstituição do ambiente em que viveram os pioneiros poloneses da cidade, que chegaram ao município por volta de 1871. O museu ao ar livre representa a luta, as crenças, as tradições e o estilo de vida deste povo. Este você vai ter que ir a Curitiba para ver como é!

E esses são apenas alguns dos pontos turísticos da cidade, que recebe muitos visitantes diariamente, em qualquer época do ano. Além dos diversos atrativos, os turistas encontram boas opções de hotéis em Curitiba, que investem em infraestrutura de qualidade para melhor atender seus hóspedes.

E você, o que achou?