Desfile de Carnaval

Top 10 Dicas para o Carnaval no Rio de Janeiro

Se você estiver viajando para o Rio de Janeiro, Brasil, para aproveitar o Carnaval, separamos 10 dicas para você passar o carnaval no Rio de Janeiro de maneira agradável:

1 – Lugares

Definitivamente tente ficar na “Zona Sul” ou zona sul. Aconselhamos os visitantes a permanecer no seguintes bairros:

  1. Flamengo,
  2. Ipanema,
  3. Copacabana,
  4. Botafogo,
  5. Lagoa,
  6. Santa Teresa,
  7. Laranjeiras,
  8. Leblon,
  9. Centro do Rio de Janeiro (área financeira).

A principal razão é que a maioria das atividades dos festivais de carnaval estão localizados apenas nessas vizinhanças. Flamengo, Botafogo, Centro e Santa Teresa são especialmente perto do Sambódromo do Rio de Janeiro, onde o desfile de Carnaval oficial do Rio acontece.

desfile de carnaval - rio de janeiro

Evite permanecer na Barra ou São Conrado. Eles são simplesmente muito longe da parada e há muito poucas festas de rua do carnaval em relação a esses outros bairros cariocas.

2 – Não vá para o Carnaval sozinho

Esta dica é especialmente válida se você é um marinheiro de primeira viagem no Carnaval, e ainda mais se você também está em sua primeira viagem ao Brasil (no caso de estrangeiros). É uma grande coisa para ter pelo menos um companheiro de viagem para ajudar você a descobrir os desafios, para compartilhar a diversão.

3 – Passe a noite nos desfiles de Carnaval

Quando vai a eventos de Carnaval que duram toda a noite, como os desfiles no Sambódromo do Rio de Janeiro ou galas de carnaval em clubes, seja sempre um dos últimos a sair. Dessa maneira você aproveita o movimento nas ruas (causado pelas pessoas que trabalham durante o Carnaval), o que é muito mais seguro do que andar sozinho pelas ruas do Rio de Janeiro no meio da noite.

4 – Conheça seus desfiles de rua

Evite desfiles nos bairros de maior risco. Nos desfiles maiores, evite ficar no meio da multidão – permaneça perto das fronteiras. Se você estiver indo com o fluxo do desfile, passo de lado – a um canto, se possível, para uma melhor rota de saída.

5 – Não leve objetos de valor para os desfiles

Leve apenas cópias de documentos de identificação para os desfiles, em bolsas de pescoço ou nos bolsos de suas calças. Aliás, leve apenas o dinheiro necessário para o metrô, táxi, passeios e lanches. Se você levar uma câmera, que seja compacta e barata, e tome cuidado nos momentos que for tirar fotos.

6 – Localize os policiais de plantão

Esteja ciente de cabines policiais e ao longo de desfiles de Carnaval.

7 – Não beba muito álcool

Mantenha seus sentidos afiados. Você estará menos vulnerável (e saudável) se não abusar de bebidas alcoólicas. Se beber, não dirija. E evite completamente bebidas destiladas.

8 – Beba muita água

O Rio de Janeiro é uma cidade muito quente. Beba muita água mineral engarrafada, vendida perto de muitos desfiles.

9 – Não compre alimentos embalados de vendedores de rua

Alguns dos alimentos artesanais vendidos em bancas de rua são seguros (por exemplo, a tapioca no Alto da Sé, em Olinda). Mas, como regra geral, evite os alimentos que não são embalados industrialmente, se você precisa de comer durante um desfile, procure por alimentos embalados indutrialmente: biscoitos, bolachas, etc.

10 – Coma alimentos saudáveis

Pense no Carnaval como um evento de resistência e cuide de sua alimentação em conformidade. Evite alimentos gordurosos. Em vez de algumas refeições pesadas, faça várias refeições pequenas ao dia, com carboidratos complexos, frutas e legumes frescos.

E você, o que achou?