Baleia fusca

Coração de Fusca! Fatos do Oceano

Você sabia que:

  1. Os oceanos ocupam 99% da área habitável no planeta
  2. 90% dessa área está intocada pelo homem, é o oceano profundo
  3. A baleia azul é o maior animal da história (superando até dinossauros) e tem o coração do tamanho de um fusca! (Sem ser o new beetle)

Estes e outros fatos do oceano estão em um infográfico muito curioso do reusethisbag.com. O infográfico conta ainda sobre os dentes do carangueijo, que ficam em seu estômago; os três corações que um polvo possui; e a relação entre tubarões e homens: tubarões atacam de 50 a 70 pessoas por ano, resultando em 8 a 12 mortes. Já os homens matam de 20 a 100 milhões de tubarões todo ano …

No lado ecológico do infográfico, ele chama a atenção para o fato de que pequenas fatos do dia-a-dia colaboram mais para a poluição mundial (e dos oceanos especificamente), do que grandes desastres ecológicos.

Vazamento de óleo em carros leva mais poluição aos oceanos anualmente do que os desastres com petroleiros ou estouro de oleodutos no oceano. Também, a maior parte da poluição que chega aos oceanos, vem de rios que desaguam em oceanos, bem como trafegam pelo ar até chegar em alto mar.

Para fechar o infográfico, ele conta também com as informações sobre espécies do oceano que estão em extinção devido a pesca excessiva/agressiva, além da própria poluição que altera a química da água e a torna agressiva para algumas espécies da fauna marinha. Os destaques são:

  1. O atum, que não tem tempo para reprodução
  2. Tartarugas marinhas, que são alvos de equipamentos de pesca e alterações climáticas
  3. A baleia cinza, já praticamente extinta devido a pesca predatória
  4. Recifes de coral, muito em virtude de alterações química na água
  5. Vaquita (?), que morrem por tabela, na pesca agressiva a outros tipos de peixe

Nada bonito e também não são os únicos casos, basta pesquisar para achar outros. Mas por enquanto, fique com os fatos curiosos do infográfico:

Fatos do Oceano

E você, o que achou?