Checklist para CV

Currículos! Dicas para fazer um Currículo Notável!

curriculum vitaeComo milhões de pessoas que procuram trabalho enviando seus próprios currículos, como você, é fácil sentir-se impotente e duvidar que a sua carta de apresentação e currículo terão uma atenção especial. E no quesito atenção, tudo começa com você mesmo, prestando mais atenção e gastando mais tempo para escrever sua carta – pontos fundamentais na busca do emprego. Se você deseja ter seu currículo notado, aqui estão algumas dicas simples.

Sua carta de apresentação deve ser específica. Além de saber a quem enviar a sua e que tipo de carta de usar, certifique-se de colocar no currículo somente as qualificações que são especificamente orientados para as qualificações exigidas para o trabalho ou o campo de trabalho da empresa.

Não faça um currículo genérico e envie para todas as vagas de emprego que você está se candidatando. Você tem de personalizar cada carta para cada vaga de emprego ou então a sua voz simplesmente será desconsiderada.

A carta deve ser profissional mas pessoal. Use palavras simples, mas apropriadas. No currículo, adicione suas qualidades escritas em lista, já a carta carta deve ser escrita em parágrafos. Venda suas qualificações em um tom de conversa.

A carta de apresentação deve ser perfeita. Deve ser perfeita na gramática, pontuação, ortografia, e deve ser livre de qualquer erro de digitação. Verifique pelo menos duas vezes o texto que vai apresentar o seu currículo e até peça a ajuda de amigos e outras pessoas para que não haja nenhuma falha.

Mostre que você sabe o suficiente sobre a empresa e o cargo na carta de apresentação, e mostre que você está realmente interessado em trabalhar com eles. Deixe claro como você será capaz de contribuir para a empresa através de sua experiência e habilidades descritas no currículo.

Tente mostrar como cada habilidade e experiência do seu currículo se encaixa com as qualificações específicas apresentadas pelo empregador, mas mantenha-o conciso. Evite simplesmente re-afirmar o que já está escrito em seu currículo, ou seja, não use a lista do currículo na carta de apresentação, mas transforme-a em texto útil.

Use fonte do texto limpo e simples, em tamanho legível, tais como Times New Roman 12. Use papel de alta qualidade e uma impressora de boa qualidade, assim, a carta de apresentação e o currículo ficam impecáveis.

E você, o que achou?