Curriculum Vitae

Curriculum Vitae – Dicas para Currículos

Escrever um bom currículo pode significar a diferença entre ter ou não o cargo dos sonhos naquela empresa que você sempre quis trabalhar. Portanto, para não ser apenas mais um recém-formado que busca uma oportunidade no mercado de trabalho, é necessário não apenas investir na carreira profissional através de cursos e atualizações, mas também ter um carinho especial na hora de montar e planejar o seu curriculum vitae. Confira aqui algumas dicas para escrever corretamente o seu.

curriculum vitae

Dicas para Currículos: Elementos Visuais

Tipo de Currículo

Existem vários tipos de currículos existentes, alguns priorizam as experiências profissionais do candidato, outros as habilidades. O fato é que é necessário escolher o tipo que seja mais adequado a vaga e perfil da empresa em que você gostaria de trabalhar.

Papel

O papel deve mostrar, ao mesmo tempo, que você teve carinho e zelo na elaboração do currículo – mas nada muito exagerado. Opte por papéis brancos, lisos e de tamanho A4 – pois esse é o tamanho das maiorias das pastas utilizadas para guardar esse material.

Dica interessante: se for utilizar papel reciclado, opte por um de boa qualidade. Mas tenha esse cuidado principalmente se você estiver se candidatando a um cargo em uma empresa que tenha metas ambientais bem traçadas.

Jamais envie uma “cópia xerox” de seu currículo para uma empresa – isso demonstra desleixo.

Fontes, Cores e Imagens

Prefira fontes mais formais, fáceis de ler e em tamanho apropriado. Prefira o preto e utilize efeitos visuais somente onde eles se fazem necessários (como para destacar seus contatos, por exemplo). Jamais utilize imagens decorativas para “descontrair”.

Dicas para Currículos: Dados

Dados Pessoais

Tome cuidado com o exagero. Para uma entrevista de emprego, o seu entrevistador não precisa de seu CPF, RG, certidão de nascimento, nomes dos pais, conta bancária e outros dados como esses. Caso você seja contratado, esses dados serão solicitados novamente pela equipe de RH – portanto, atenha-se a seus contatos (e-mail, celulares e fixo) e endereço, mais que isso é desnecessário.

Apresentação

O entrevistador não te conhece, portanto, faça uma pequena apresentação sobre você. Tome cuidado para não exagerar, mas também não seja humilde demais.

Escolaridade e Experiências

Não precisa listar tudo que você já fez na vida desde que saiu do jardim de infância. No item escolaridade, preencha com os dados após a sua saída do ensino médio (por ordem cronológica inversa). O mesmo padrão deve ser adotado para as experiências profissionais anteriores.

Dicas para Currículos: Dicas Finais

Atenção ao Português

Erros de português não são admitidos. Portanto, antes de enviar o currículo, peça para alguém revisar a sua escrita e verificar a coerência das frases e afirmações utilizadas ao longo do desenvolvimento dos textos.

Não minta jamais

Mentir nesse caso pode até te dar uma vantagem para conseguir o emprego, mas também te dá uma desvantagem na hora de perdê-lo. Ao mentir você corre o risco de ser cobrado por algo que não tem conhecimento, o que não é uma situação ideal em um novo emprego.

E você, o que achou?