Livro para relatório

Trabalho Acadêmico – Relatório de Livro

O relatório de livro é um dos tipos de trabalhos acadêmicos mais simples. Basicamente, é esperado que o aluno forneça uma explicação do tema do livro lido, além de informações e um pequeno resumo do mesmo. É importante ressaltar que o relatório de um livro e a resenha são duas coisas bem diferentes, a resenha do livro contém uma análise profunda do tema, as idéias abrangidas na história, uma crítica e o significado da obra.

livroPara montar o relatório você deve ler o livro com atenção, além de compreender completamente o seu enredo. O problema de escrever o relatório do livro é que, por ter de ser algo curto, você precisará resumir uma grande quantidade de informações. Afim de facilitar esse trabalho, é interessante marcar as páginas que contém os tópicos mais importantes com post-its, afim de localizar mais facilmente essas páginas.

Tendo concluído a fase de pesquisa e análise do livro, você precisa decidir quais informações – a partir de suas anotações – que você precisa incluir no seu relatório, e quais informações podem ser excluídas. Um relatório de livro normalmente contém os títulos de cada um dos capítulos, afim de facilitar o trabalho de quem vai realizar a correção.

Como regra, o primeiro parágrafo é uma uma introdução. Aqui você deve escrever coisas como o título do livro, o nome completo do autor, o nome da editora, ano em que foi publicado, o número de páginas, e outros fatos importantes. Neste ponto, você também pode colocar alguns fatos interessantes sobre o livro e o autor. Podem ser os prêmios recebidos pelo autor, ou o número de cópias vendidas, as traduções que foram feitas dos livros. Tais fatos serão interessantes para ler e mostrar seus conhecimentos gerais sobre o livro que você leu.

O parágrafo seguinte do seu relatório de  livro deve incluir informações sobre os personagens principais. Ele deve revelar quem são os personagens principais, a sua biografia, porque eles são importantes e que papel eles desempenham na história.

Seria lógico escrever sobre os demais personagens no próximo parágrafo. Cite os respectivos nomes, funções e outras informações básicas. Basta escrever algumas frases sobre cada um, o que é suficiente para tornar o parágrafo informativo.

No parágrafo seguinte você tem que resumir o enredo da história. Descreva brevemente os principais eventos e como eles se desenvolveram na história. Escreva o objetivo principal dos personagens, descreva suas lutas, sucessos e fracassos. Por último, escreva o resultado do livro.

A última coisa que você deve ter no relatório do livro é um parágrafo conclusivo, no qual você irá descrever sua impressão pessoal do livro. Tente explicar a seu leitor o que aprovou e não aprovou no livro, o que você aprendeu, quais são os pontos fortes e fracos do enredo. Explique mais uma vez porque você escolheu este livro, além de falar sobre o porque de você ter escolhido o mesmo. No final, destaque os pontos que podem ser de particular interesse para o público em geral.

Como acontece com qualquer trabalho acadêmico, não devem haver erros. Portanto, reveja e faça correções, se necessário.

E você, o que achou?