Livros para trabalho acadêmico

Trabalhos Acadêmicos – Dicas

A escrita de trabalhos acadêmicos é feita por estudiosos dos mais diferentes campos acadêmicos, afim de comunicar informações relevantes para públicos-alvo específicos. A escrita desses trabalhos centra-se em temas e questões relevantes para o mundo acadêmico, e pode assumir as mais variadas formas como, por exemplo: redação, trabalhos, pesquisas, teses, dissertações, entre outros formatos.

trabalho academico referenciasQuando se necessita escrever um trabalho acadêmico, seja ele para sua graduação, pós graduação ou outro nível de estudo, primeiramente é necessário encontrar um tema ou uma questão pertinente a área de conhecimento em questão. Um tema apropriado é aquele que irá comunicar novas idéias ou abordagens, de maneira a deixar seus possíveis leitores interessados. Entretanto, por mais interessante que seja um determinado tema, é necessário lembrar de evitar temas muito abrangentes. Caso não seja possível, aborde um tópico em especial do tema, dessa maneira você consegue explorar melhor o assunto em questão.

A partir do momento que você já sabe o tema que irá abordar, é necessário reunir fontes de referência de qualidade, afim de construir argumentos bem fundamentados, além de emprestar para seu trabalho uma maior credibilidade. Vale lembrar que para cada argumento inserido em seu trabalho acadêmico é necessário demonstrar que o mesmo está correto – e isso deve ser feito através de uma minunciosa pesquisa sobre o assunto, afim de assegurar que as provas apresentadas são suficientes para sustentar os argumentos utilizados. Outro ponto importante é a apresentação desses itens no trabalho, eles devem ser explicados da maneira mais clara e objetiva possível, para que a compreensão do trabalho seja simples.

A estrutura do trabalho também pode variar, de acordo com o tipo do mesmo. Por exemplo, se for uma tese, ela deverá ter um formato específico – diferente de uma dissertação. Portanto, se for solicitado um modelo específico, obedeça a esse formato. Já a ortografia, pontuação e gramática não sofrem mudanças, ou seja, essas devem estar totalmente livres de erros. Nesse caso, é interessante solicitar a revisão por um profissional de línguas, dessa maneira você conseguirá evitar a perda de pontos por motivos tão pequenos. Aliás, também evite uma linguagem informal.

E você, o que achou?