Financiamento de Imóvel

Como Funciona o Financiamento Imobiliário

Na hora de adquirir um imóvel o financiamento imobiliário pode ser a melhor opção para quem não dispõe da quantia necessária. Qual é o melhor financiamento imobiliário? A resposta é simples, o melhor é aquele que atende às suas necessidades e expectativas, sem comprometer a renda.

Financiamento de Imóvel

E como funciona o processo? A maioria dos bancos realiza um estudo do perfil do cliente, podendo assim oferecer a ele as alternativas que melhor atendem às suas condições. Lembre-se que, normalmente, os bancos financiam até 80% de imóveis usados e 100% de imóveis novos.

Por último, as parcelas de pagamento não podem comprometer mais do que 30% da renda líquida da família. Assim, lembre-se de colocar toda a renda da casa na mesa quando chegar a hora de fazer o financiamento, isso pode te garantir um valor maior para o imóvel a ser adquirido.

Por todos esses fatores, uma das primeiras atitudes é procurar várias agências bancárias e realizar simulações de financiamentos para verificar, de acordo com suas condições, qual banco tem as opções para você.

Em seguida, será necessário formalizar um pedido de financiamento. Para tanto, são exigidos os seguintes documentos: extrato bancário, CPF, Imposto de Renda e Carteira de Identidade. Caso o imóvel pretendido seja usado é preciso apresentar o CPF do proprietário, cópia do espelho do IPTU e declaração de quitação e registro do imóvel.

Após a avaliação das condições do imóvel e da renda do solicitante, a empresa financiodora, geralmente o banco, aprova a solicitação de financiamento e entrega uma carta de crédito ao cliente. Com a carta de crédito em mãos, é possível efetuar a compra.

Daí para frente, é importante manter a disciplina orçamentária em casa para não falhar com o pagamento do financiamento. Na maior parte dos casos, as parcelas do financiamento diminuem de valor a cada ano (ou grupo de anos), o que faz com que esse pagamento fique mais fácil ao longo do tempo.

É válido lembrar também que você pode usar FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) como parte do pagamento deste novo imóvel. Existe uma série de condições especiais para que você consiga utilizar o FGTS para este fim, mas é válido pesquisar para que você obtenha ainda uma abatimento maior no valor que vai precisar financiar.

Os detalhes de uso do FGTS vão ficar para outro bit, por enquanto, guarde apenas as informações relacionadas ao financiamento em si e seja feliz em seu novo lar!

E você, o que achou?