Internet Marketing

Marketing na Internet – Aumente suas Vendas

O Marketing na Internet é um dos canais de propaganda que mais cresce nos últimos tempos. Ele se mostra uma ferramenta extremamente eficiente e barata, principalmente mensurável, e muitas empresas estão investindo nele nos últimos tempos.

Esta atividade pode ser definida como um conjunto de ações para divulgação e comunicação de marcas, produtos e serviços nos meios digitais para tentar se obter a mesma eficiência do marketing tradicional nesses meios.

Aumentar as vendas e ter um bom ROI em publicidade sempre foi um desafio para todas as empresas, mas o marketing digital vem se mostrando uma das melhores ferramentas para se chegar a uma conclusão mais precisa sobre o ROI de campanhas, visto a facilidade de se medir resultados (frente ao marketing tradicional), além da diversidade de ferramentas e recursos disponíveis para este fim.

Em relação ao Marketing Tradicional, esta é uma das principais vantagens do Marketing Digital, pois com essas ferramentas é possível avaliar o desempenho de campanhas de marketing praticamente em tempo real e, caso algo esteja fora dos eixos, é possível corrigir rapidamente e continuar a avaliação de desempenho. Sempre visando a alternativa que maximize as vendas.

Existem até ferramentas especializadas em desvendar as estratégias de seus concorrentes, de forma que você aumenta o volume de informações a avaliar e consegue superá-los com um trabalho mais preciso. Quer saber como? clique aqui.

Marketing na Internet – Principais Canais de Vendas

Internet Marketing

O meio digital fornece diversos canais por onde é possível divulgar sua empresa para aumentar os leads (termo geralmente usado para definir pessoas interessadas no seu produto ou serviço), bem como as vendas, bastando identificar onde é que o seu público-alvo (seus clientes/consumidores) se encontra ou o que procura na Internet. Sabe a ferramenta para investigar concorrentes, ela pode revelar também como o seu público-alvo busca online.

Os principais canais online para divulgação são:

  • SMM – Social Media Marketing: Consiste de usar as mídias sociais (Facebook, Twitter, LinkedIn, Google + e muitas outras) para divulgar seu produto e se comunicar com seu cliente, com seu público alvo;
  • PPC / Links Patrocinados: É um dos canais mais famosos e que proporcionam maior retorno (ou pelo menos, um dos mais fáceis de se medir o retorno do investimento feito). Basicamente, são anúncios feitos em buscadores onde você só paga quando alguém clica neles (PPC = Pago Por Clique). Os sistemas mais usados são o Google AdWords e o Facebook Ads;
  • SEO – Search Engine Optimization: Conhecido como Otimização de Sites, é um dos caminhos mais baratos e com maior potencial de gerar leads/clientes para o seu produto ou serviço. Posicionar sua marca nas primeiras posições de buscadores como o Bing e o Google resultam em uma enorme exposição da marca para o público;
  • Mobile Marketing: Este canal pode ser usado de diversas formas hoje em dia, como através da criação de Apps para Smartphones e Tablets, uso de SMS ou Whatsapp (zapzap), entre outros. É uma excelente forma de estar sempre à mão do seu consumidor;
  • Email Marketing: É uma das formas de marketing online mais usadas e mais antigas, trata-se do envio de emails para pessoas interessadas no seu nicho, no seu produto. Muitas vezes confundido com spam, na verdade é uma forma válida de marketing quando usado corretamente, além de muito barata, portanto, gera alto retorno.
  • Marketing de Afiliados: Embora não tão divulgado, conta com muitos adeptos e é um canal considerado de “ROI garantido,” pois o custo só é pago após a venda ter ocorrido, diferente de outros canais com os quais você precisa “pagar para aparecer” e depois aguardar as vendas acontecerem.

Você não precisa necessariamente usar todas essas formas em seu plano de marketing. Na verdade, o primeiro passo é identificar seu público-alvo e identificar como encontrá-lo em cada canal. Cada um dos canais listados acima tem uma finalidade que pode ajudar sua empresa em diferentes momentos, desde a comunicação com o cliente, na aquisição de novos clientes e, principalmente, no fortalecimento da sua marca e gerenciamento da sua reputação.

Você já tem todos os canais de marketing online no seu plano de divulgação da marca e captação de clientes? Deveria.

E você, o que achou?