Heinz Ketchup

História da Publicidade

Pode parecer que não, mas nós vivemos propaganda, respiramos a publicidade e fazemos marketing até mesmo na maneira como nos vestimos, pelo menos, isso fica dentro do marketing pessoal.

Heinz KetchupEstá duvidando? Então entenda como surgiu a ideia da propaganda, até chegar no patamar que estamos hoje: grandes agências de publicidade e propaganda e o marketing pessoal avançado.

Já nos tempos do Velho Testamento existe uma menção à necessidade de se publicar uma informação e que esta possa ser lida até mesmo por quem passe correndo. Esta passagem mostra a montagem do primeiro outdoor da história, a primeira propaganda em que o objetivo era semelhante ao outdoor que conhecemos hoje.

Mas o termo “propaganda” surgiu em um congresso da Igreja Católica, chamado Congregatio Propaganda Fide, ou Congresso para Propagação da Fé. Este Congresso virou um departamento dentro da Igreja que, por volta de 1630, iniciava uma história de sucesso na propagação da mensagem de Cristo. E aí, eles tiveram ou não sucesso?

Hoje vemos as propagandas modernas, muito bem elaboradas e que atingem milhões de pessoas dentro de um país e outras até mesmo com impacto internacional. Tudo o que vemos nas mídias sobre algum determinado produto ou serviço nos influencia e nos fazem pensar sobre a possibilidade e o interesse de comprar ou não aquilo que esta sendo divulgado.

A propaganda não serve apenas para mostrar um novo produto ao público, mas também para manter a imagem do produto na cabeça das pessoas, não para que você se levante subitamente do seu sofá para comprar, mas, sim, para que aquele produto seja o primeiro a ser lembrado no momento exato em que você pensar em comprar.

A publicidade não serve apenas para nos vender coisas, ela também nos vende ideias, ela pode nos conscientizar de muitas coisas, sobre temas ambiental, sociais, pode nos ensinar coisas que não sabemos, pode tratar de amor, de educação, pode nos dar dicas e até nos fazer ver as coisas de um novo ponto de vista. Por todos os lados existe a publicidade, acredite.

Em último caso, e caso mais íntimo, vem o marketing pessoal. Se você é uma figura relativamente pública ou conhecida por seu trabalho ou habilidades, sabe o quanto a sua imagem é importante. Mas nem só para famosos ou profissionais de referência o marketing pessoal é importante.

Para todos, se vestir bem, se portar bem e aproveitar oportunidades para mostrar o quanto é competente também é essencial. E isso está diretamente ligado ao marketing, ou publicidade pessoal.

Viu? Presente em todos os momentos. Gostou do Bit?

E você, o que achou?