Patê de Frango

Receitas de Patê – Petiscos Populares

Quem vai receber amigos, colegas de trabalho ou parentes em casa para uma reunião informal, às vezes fica em dúvida se vai servir esta ou aquela determinada comida. No entanto, preparar pastinhas de patês é uma opção muito simples e prática para quem não tem muito tempo para preparar almoços ou jantares sofisticados.

Há diversas opções de patês, porém o patê de frango está entre os patês que são mais consumidos pelas pessoas. Além do mais, a receita é fácil de ser feita e o resultado final sempre agrada ao paladar de quem experimenta esta pastinha. O patê de atum, atum com azeitonas, espinafre, delícias do mar, salmão, kani, bacalhau, berinjela (uma delícia), ricota e gorgonzola, grão-de-bico (um dos patês mais famosos e apreciados) e de soja são outras opções que podem ser incluídas juntamente com o patê de frango no menu a ser oferecido aos convidados.

patê de frango

Mas, apesar de comer pastinhas de patê, você sabe como surgiu o patê? Bom, esta comidinha já era conhecida na antiguidade, sendo muito apreciada por romanos, gregos e egípcios. Romanos e gregos gostavam de fígado de ganso, enquanto que os egípcios não dispensavam fígado de pato. Em comum, eles seguiam um ritual: esmagar o fígado dos animais para preparar uma pasta saborosa parecida com o patê.

Até então restrito a alguns povos, o patê somente ganhou fama mundial por causa dos franceses, que aperfeiçoaram a receita e criaram o patê de foie gras (patê de fígado de ganso), transformando-o em uma das iguarias mais apreciadas em todo o mundo. Até no Brasil, o patê de foie gras é famoso, principalmente entre os mais ricos.

Depois de ler sobre a origem do patê, você deve estar se perguntando: será que é muito difícil preparar esta pastinha? A resposta é: não. Você só tem de tomar cuidado ao comprar os ingredientes, pois eles devem ser de alta qualidade e devem estar frescos. Em seguida, é só seguir o passo a passo da receita, que pode ser conseguida na internet ou em livros de culinária. Quando o patê estiver pronto, leve-o até a geladeira para firmar a textura. Na hora de servi-lo, coloque pãezinhos e torradas sobre a mesa e fique atento aos sabores mais apreciados por seus convidados, para, assim, repetir em uma próxima ocasião. O ideal é que você faça mais de uma receita de patê, pois assim seus amigos e colegas terão mais opções.

Normalmente, as pastinhas de patê são servidas em ocasiões como happy hour, ou seja, em reuniões informais que acontecem na casa das pessoas, ou também em inaugurações, coquetéis e até aniversários. No entanto, nada impede que você ofereça esta comidinha como entrada, antes da refeição principal. O fato é que preparar patê é uma excelente opção para quem quer receber convidados em casa e está em dúvida quanto ao tipo de comida que irá oferecer.

E você, o que achou?