Vestido de noiva

Dicas sobre tipos de vestidos de noivas no Rio de Janeiro

A tradição e a simbologia dos vestidos de noiva são muito velhas. A cor branca somente foi difundida no século XIX, com o casório da Rainha Vitória e o Príncipe Albert na Inglaterra. Desde então, o branco foi utilizado como cor padrão para o vestido, como afeição das servas à soberana, tendo a possibilidade de ser usado poucas variedades de tonalidades claros, como o champanhe e o marfim. O branco das vestimentas começou a expressar pureza e inocência.

vestido de noivaNos dias contemporâneos, as noivas do Rj e do mundo podem inovar usando vestidos com toques coloridos, acrescentando minúcias em muitas colorações como o amarelo, vermelho, rosa e até mesmo marfim. Havia a tendência de utilizar muitas tonalidades, como o vermelho adotado nas festas de casamento na china para simbolizar amor, ou o preto usado pelas aldeãs na época medieval como maneira de luto por serem forçadas a dar sua primeira noite de núpcias aos barões.

De uma forma ou de outra, o vestido de noiva é o quesito mais importante visando um matrimônio perfeito e precisa ser selecionado com no mínimo 6 meses de antecedência. Os tipos de vestido devem se harmonizar ao estilo da noiva, ao formato físico e também ao momento da festividade. Basicamente os modelos de vestidos das noivas do Rio de Janeiro se sintetizam em 4 estilos: românticos, medievais, princesa e sereia.

Os vestidos com estilo romântico podem ser formados por saias muito rodadas e vastas, fabricados com panos suaves como a organza e o tule e sobre eles colocadas detalhes bastante delicadas de bordados ou pérolas.

Já vestimentas feitio medieval também dispõem saias bem rodadas, entretanto a silhueta é ajustada, com cauda longa e tem alguns detalhes como strass e cristais. A principal diferença deste estilo são as mangas, as quais são justas até os cotovelos e depois se abrem, caracterizando bem o gênero medieval. Os vestidos de noiva estilo princesa são os mais procurados por estarem sempre na moda, com saia armada e beneficiam os detalhes com cristais, strass e perolas, e os tecidos nobres como exemplo a renda bordada com fios de seda e o cetim. As roupas estilo sereia fazem sucesso e demonstram elegância. São caracterizados pelo corpo alongado, e leves evasês na da altura dos joelhos, as rendas e bordados são adornos que conferem um toque de classe.

A hora em função de realizar o matrimônio perfeito também influencia diretamente na opção do vestido. Os matrimônios que ocorrem pela manhã urgem por vestidos mais românticos e recatados, com adornos suaves, podem ser longos, Chanel ou curtos.

Casórios no período da tarde, os românticos são mais indicados, uma vez que o horário sugere mais liberdade, pedem panos mais brilhantes como o cetim e bordados mais radiantes, contudo sem exageros. As cerimônias feitas pela noite podem e devem ter todo o glamour que um casamento merece.

E você, o que achou?