Pais e FIlhos

Como educar seu filho sem dizer não

A rotina de milhares de brasileiros é basicamente a mesma todos os dias, saem para trabalhar cedo, voltam tarde e acabam tendo pouco tempo para brincar com seus filhos e educarem da forma mais correta. E com essa correria do dia a dia quando chegam em casa a noite acabam se sentindo um pouco culpados por estarem longe e acabam recompensando os filhos realizando todos os desejos e dizendo “sim” para tudo.

pais e filhos

Neste momento é a hora de você parar e refletir, pois realizar todos os desejos do seu filho apenas para fugir da culpa de sua ausência pode acabar deixando o seu filho uma pessoa muito mimada. É bem mais preferível fazer um esforço e perder um tempinho com seu filho seja para brincar de carrinho, boneca ou até mesmo com jogos de letras que são bem educativos e ajudam na formação dos filhos.

Na verdade se você for parar para analisar existem vários motivos e brincadeiras que podem ajudar a flexibilizar a disciplina do seu filho através de pequenos gestos e para conseguir captar tudo isso é necessário ficar antenado aos gostos que o seu filho tem.

Por exemplo se o seu filho gosta de algum personagem infantil seja ele de desenho animado ou de filmes infantis como: Ben 10, Barbie, Bob Esponja entre vários outros que tem feito sucesso entre a criançada por que não tirar um tempinho de pelo menos meia hora e brincar com seu filho jogando jogos de filme da preferência dele?

Esse é o papel de pai e mãe, participar da vida do seu filho para que ele não fique individualista e acabe tornando-se uma criança amargurada por falta de valores básicos como o companheirismo e acima de tudo carinho e atenção.

Impor limites e aprender a dizer “não” também fazem parte dos valores básicos e por isso não tema se você tiver que dar umas pequenas palmadas no bumbum e depois olhar fixamente para ele com aquele olhar de que isso não se deve fazer. Jamais grite ou então use agressão física para repreender seu filho por algo que ele fez de errado, pois o correto é você explicar a ele que o que é certo e errado dando exemplos a ele. Mas se mesmo assim ele ainda errar dê algum tipo de punição cortando algo que ele gosta, como jogar vídeo game, ver desenho animado ou até mesmo aquele futebol de final de semana com os amigos.

Com o tempo seu filho irá aprender todos os valores necessários para tornar-se uma pessoa de caráter, mas para isso será necessário ir moldando ele a cada passo de sua vida e para conseguir essa façanha é necessário tempo e dedicação, pois nada acontece por acaso.

Mesmo que seu filho ainda seja um bebê de alguns meses não tenha receio de impor limites, pois como diz o ditado “é de pequenino que se torce o pepino”. Resumindo em poucas palavras, se você não for duro em suas atitudes antes mesmo de seu filho completar dois anos ele estará um furacão e aí fica muito difícil conseguir reverter a situação.

Explique a ele fazendo sinal com a mão dizendo “não” e quando ele fizer algo bom faça um carinho ou então bata palmas aplaudindo com um sorriso para que ele se sinta recompensado. Estimule também a criatividade dele através de brinquedos sonoros com musicas infantis ou jogos de letras do alfabeto colorido para ele ir conhecendo as cores ou então procure por Jogos de Bebe estilo aqueles com peças da lego ou até mesmo brincadeiras com massinhas de moldar.

Lembre-se que desde pequeno devemos ensinar os limites, não importa se seu filho ainda seja bebê ou uma criança com mais idade. O mais importante de tudo é explicar e fazer eles absorverem o que é certo e errado, somente assim você irá conseguir educar seu filho.

E você, o que achou?