drenagem-linfatica

Drenagem Linfática – O Guia Definitivo

Drenagem linfática é um dos tipos de massagens preferidos pelas mulheres. Capaz de diminuir o inchaço causado por retenção de líquidos e auxiliar no processo de eliminar celulite, essa massagem ainda é relaxante – e tem características suficientes para entrar na rotina de qualquer pessoa, homens e mulheres, de várias idades.

O que é a Drenagem Linfática?

Como já dissemos, Drenagem Linfática é uma das várias técnicas de massagem já desenvolvidas e sua especialidade consiste em estimular o sistema linfático, acelerando o processo de movimentação da linfa até os gânglios. Nesse processo de movimentação da linfa, os líquidos acumulados entre as células do corpo são levados para os vasos capilares, a fim de serem eliminados pelo próprio organismo.

O sistema linfático funciona paralelamente ao sistema circulatório e consiste em uma grande rede de vasos que coletam líquidos dispersos pelo organismo, realizam sua filtragem e lançam novamente os líquidos na corrente sanguínea. Por meio de pressões leves, a drenagem linfática direciona o transporte desses líquidos para o sistema linfático, com a finalidade de agilizar o processo de filtragem e auxiliar que essas toxinas sejam expelidas pela urina.

A linfa nada mais é que um acúmulo de resíduos e toxinas, por esse motivo acelerar o processo de retirada da linfa do organismo é tão benéfico.

drenagem-linfatica

Os benefícios da Drenagem Linfática

Por auxiliar na vazão das toxinas do organismo, a drenagem linfática melhora o sistema imunológico e, se essa já não fosse uma grande vantagem, essa massagem também tem efeito relaxante.

Esteticamente, a Drenagem Linfática tem efeito sobre a celulite (se o problema estiver no início, de qualquer forma pode prevenir formações maiores) e a gordura localizada, por auxiliar na limpeza das toxinas que formam os nódulos de gordura. Além de auxiliar na oxigenação dos tecidos, melhorando a aparência da pele.

Para as mulheres a drenagem linfática também auxilia na normalização dos hormônios femininos que, como sabemos, oscilam muito durante várias épocas de suas vidas (durante a menstruação, TPM, menopausa e especialmente durante a gravidez).

Na gravidez o organismo feminino tende a reter muito líquido – com o aumento do volume de sangue no corpo, o líquido dos vasos capilares tendem a transbordar, causando o tão conhecido inchaço. Outra significativa vantagem da drenagem linfática nessa etapa da vida da mulher está relacionada justamente com as alterações de humor. Com o acúmulo de toxinas, o corpo fica intoxicado, resultando em excessivas respostas do sistema nervoso, gerando as alterações de humor.

Todo mundo pode fazer Drenagem Linfática?

Não. Por estimular os gânglios linfáticos, essa técnica não é aconselhada para pessoas com infecções graves, asma, bronquite, insuficiência cardíaca, hipertensão, trombose ou câncer.

Dicas extras

Para facilitar a ação da drenagem linfática, o uso de chá verde é uma ótima alternativa – ele acelera o metabolismo e ajuda o organismo a eliminar toxinas e diminuir o inchaço. Além disso, por acelerar o metabolismo, o chá verde auxilia na perda de peso.

Além do chá verde, também é recomendável ingerir mais água – o que auxilia na velocidade com que as toxinas são filtradas pelo corpo.

A drenagem linfática deve ser feita apenas por profissionais qualificados pois a técnica utilizada nessa massagem é muito precisa e deve ser forte o suficiente para alcançar os líquidos perdidos, mas também não pode ser muito forte, pois os vasos são obstruídos, não gerando os resultados esperados.

Drenagem Linfática em Casa

É possível fazer a drenagem linfática em casa todos os dias, ou quantos dias por semana você puder. Mas sempre tenha cuidado sobre a pressão adequada nos vasos, bem como utilize cremes de massagem apropriados para tornar o processo mais simples. Para quem tem vontade de se especializar nessa técnica de massagem, recomendamos um curso de drenagem linfática.

E você, o que achou?