Óleos essenciais

Dicas para Cabelos: Óleo de Abacate e Gérmen de Trigo

óleos essenciaisOs óleos essenciais são muito utilizados no tratamento dos cabelos – por conter nutrientes e óleos, eles auxiliam a nutrir os cabelos, fortalecer os fios e deixá-los mais macios e brilhantes.

Dois óleos muito utilizados são os de gérmen de trigo e óleo de abacate. Abaixo, confiram mais informações sobre cada um deles:

Óleo de Gérmen de Trigo

É um óleo muito rico em nutrientes. Entre eles estão diversos ácidos graxos de cadeia mais longa, álcoois graxos, tais como octacosanol e quantidades abundantes de várias vitaminas e minerais. É especialmente valorizado por seu alto teor de tocoferóis (Vitamina E), conhecidos por proporcionar muitos benefícios à saúde.

O gérmem de trigo não difere de outros óleos derivados de triglicéridos, na medida em que contém uma variedade de ácidos graxos, a razão exata do que irá variar. Os principais componentes, em ordem decrescente de concentração, são:

  • O ácido linoléico, um ômega-6 ácido graxo essencial
  • O ácido oléico
  • O ácido palmítico
  • O ácido linolênico, um ômega-3 EFA

Vários outros ácidos graxos estão presentes em quantidades muito pequenas. A duração média molecular dos principais ácidos graxos no óleo de germe de trigo é maior que o de óleo de coco, que podem dar mais vantagens emoliente de óleo de gérmen de trigo. A presença de álcoois graxos de cadeia longa também proporciona um impulso adicional ao condicionamento e propriedades hidratantes de óleo de gérmen de trigo. Com base na sua composição química, parece um ótimo produto para incluir em sua rotina de cuidados para os cabelos.

Óleo de abacate

O óleo de abacate é composta principalmente de ácido oléico, ácido palmítico e ácido linoleico. Ela também tem vários outros ácidos graxos presentes. Seus principais componentes de ácido graxo são quase idênticos aos encontrados no óleo de germe de trigo, mas a distribuição é diferente. O óleo de abacate também contém quantidades significativas de vitaminas A, E e D, mais uma vez com a vitamina E está presente em quantidades significativas. Este óleo é valorizado pela sua sensação de leveza e excelentes propriedades emolientes.

Qual o ingrediente mágico em ambos os óleos?

Tanto o óleo de gérmen de trigo e óleo de abacate contém quantidades significativas de tocoferol ou vitamina E. A vitamina E tem sido considerada por ser especialmente benéfica como agente hidratante para o cabelo e a pele, devido à sua capacidade de penetração abaixo da superfície da cútis. Estudos têm demonstrado que o acetato de tocoferol (vitamina E acetato) é absorvido diretamente no córtex do cabelo, onde ele pode hidratar os fios de cabelo.

Outra característica fascinante da vitamina E é que ele foi encontrado com propriedades que permitem que ele ajuda na prevenção e reversão de algumas formas de queda de cabelo. Como um poderoso anti-oxidante, a vitamina E pode também proteger os cabelos dos danos causados ​​pelos radicais livres encontrados devido à exposição à radiação UV (luz solar), produtos químicos e poluentes.

Além dos óleos essenciais, as frutas são excelentes para os cabelos – mantendo-os saudáveis, brilhantes e soltos. Vale lembrar que outra maneira de manter os cabelos bem cuidados e tratados também é essencial apostar em uma alimentação saudável.

E você, o que achou?