Tendências de cirurgias plásticas

Cirurgias Plásticas Populares de 2000 a 2010

Diz-se que as cirurgias plásticas nasceram para realmente resolver questões médicas, quando as pessoas precisavam mesmo de uma correção de alguma “anomalia” estética no corpo. Mas logo que se descobriu essa “maravilha” de poder-se alterar a forma do corpo pelo simples fato de querer, a cirurgia plástica se popularizou e passou a ser usada muito pela vaidade do ser humano.

Assim se acredita, ao menos. Deixando as razões que levam as pessoas a recorrer a cirurgia plástica de lado, um infográfico da ienhance.com levantou os dados de quantas cirgurgias e de quais tipos foram as mais executadas na primeira década deste milênio. Os dados foram providenciados pela Sociedade (norte) Americana de Cirurgiões Plásticos:

  1. Aumento de seios
  2. Rinoplastia (cirurgia no nariz)
  3. Cirurgia nos olhos
  4. Lipoaspiração
  5. Redução de barriga
Cirurgias Plásticas Populares

Fatos Curiosos sobre Cirurgias Plásticas

Além dos números acerca de cada tipo de cirurgia plástica (aumento de seios, rinoplastia, olhos, lipo e abdomen), preste atenção também nas pequenas anotações próximas de cada tipo de cirurgia:

  1. Mulheres de 20 a 39 anos procuram pela cirurgia de aumento de seios
  2. Rinoplastia é o tipo de cirurgia mais popular entre os homens
  3. Quase metade das cirurgias plásticas não é feita em um hospital
  4. Quase metade das cirurgias plásticas são feitas em pessoas que já fizeram cirurgia anteriormente
  5. Um terço dos pacientes fazem mais de uma cirurgia ao mesmo tempo

Outro detalhe interessante que se nota ao longo das estatísticas é que todos os tipos de cirurgia tiveram uma redução na quantidade de vezes que foi executada em 2010 em relação a 2007. Não está muito claro se é uma questão econômica – e as pessoas não tem dinheiro para “gastar” com procedimentos de vaidade – ou se é realmente uma questão de conscientização e as pessoas estão tendenciosas a aceitar a aparência que tem.

Eu gostaria de ver estatísticas como essas em relação ao Brasil. Se você conhece alguma, aproveite para publicar aqui no Bit do Dia!

E você, o que achou?