Corrida de Rua

Corrida de Rua em Porto Alegre

Nos últimos anos, a corrida de rua cresceu consideravelmente em todo o mundo. Considera-se que uma parcela considerável da população mundial pratique ou já praticou a corrida de rua como esporte continuamente. Em Porto Alegre, apesar do clima desfavorável, o número de praticantes cresce cada vez mais.

Corrida de Rua

A corrida é um esporte extremamente democrático: basta um tênis e roupas adequadas para realizá-la de forma adequada. A assessoria de profissionais especializados em corrida é recomendada, tanto para os iniciantes quanto para os mais experientes, já que existe o risco de lesões devido ao desconhecimento dos limites do próprio corpo.

Atualmente, existem diversos circuitos de corrida de rua em Porto Alegre: POA Day Run, Adidas, Athenas, além das tradicionais corridas anuais – Maratona Internacional, Track & Field e Meia Maratona do CORPA. Esses circuitos e provas surgiram da procura das pessoas em estímulos constantes para seus treinamentos, buscando sempre novos desafios e tentando melhores resultados.

Os motivos que levam as pessoas a procurar a corrida são diversos: atividade física, melhora de condicionamento, convívio social. A corrida, além de fácil acesso, permite aos praticantes a realização em grupos, o que estimula ainda mais a continuidade do esporte. É sempre bom ter um amigo junto de você.

Como sempre, alguns cuidados devem ser tomados no início da prática, principalmente no quesito consulta a médicos e profissionais da área: exames médicos (para descartar situações indesejadas), orientação e horário adequado.

Muitas vezes, o calor impossibilita a boa prática de atividade física, e o benefício que se esperava não é causado. Durante o calor, o metabolismo é prejudicado e as reações metabólicas não acontecem da forma desejada. Isso pode levar a mal-estar, enjôo, náusea, calafrios e tonturas.

Da mesma forma, exercício físico no frio extremo necessita um cuidado especial. Por exemplo, ao transpirar, se a temperatura é muito baixa, o mais adequado é tentar minimizar a transpiração tirando alguma camada de roupa, pois ao parar a água do suor, ao evaporar, pode levar a uma hipotermia.

Mas tenha em mente que como toda atividade esportiva, a corrida é uma forma saudável de se exercitar e manter o corpo e a mente em dia. Com os devidos cuidados e regularidade, você só tem a ganhar!

E você, o que achou?