Trekking - Chapada Diamantina

Trekking na Chapada Diamantina na Volta das Sete Quedas

Essa trilha é para quem deseja conhecer as cachoeiras mais bonitas e mais famosas da Chapada Diamantina. Além de visitar as cachoeiras e aproveitá-las para tomar um banho, ainda é possível através desse roteiro visitar cidades históricas como Lençóis, Igatu e Mucugê.

O início se dá pelo Vale do Capão, passando por Palmeiras e pelo vilarejo de Rio Grande. Para chegar até a Cachoeira da Fumaça, são 70 quilômetros de carro ao todo, sendo 20 quilômetros de estrada de terra para chegar ao começo da trilha. A Cachoeira da Fumaça possui impressionantes 380 metros de altura. No caminho de volta para Lençóis é possível visitar a Cachoeira do Riachinho, que fica em um conglomerado no meio da caatinga fechada.

trekking

Depois é a vez da Cachoeira do Sossego, que o visitante faz cerca de 2 horas e meia de caminhada passando por matas e sobre o leito do Rio Ribeirão. Logo após é hora de visitar a Cachoeira do Mosquito, que fica no extermo norte do Parque Nacional da Chapada Diamantina. Para chegar até ela, são 40 quilômetros de carro e mais 3 quilômetros de trilha.

Em seguida deve-se seguir até a cidade de Ibicoara, onde se localiza a Cachoeira do Buracão, na parte extremo sul do Parque Nacional. Depois, a trilha a ser seguida é a que levará os visitantes até a Cachoeira da Fumacinha, que tem cerca de 300 metros e é considerada por muitos como a mais bonita da Chapada. Depois será o início da trilha das Três Barras, a cachoeira com o maior lago da Chapada Diamantina.

Essa trilha é realizada em aproximadamente 7 dias e é considerada de grau médio de dificuldade. Para que o seu trekking não sofra nenhum tipo de transtorno, há alguns itens que deve-se levar para tornar o seu passeio mais confortável e seguro. Leve roupas para banho, aplique protero solar, leve boné e óculos escuro para proteger do sol forte, leve dinheiro, tenha água à disposição, leve um lanche, tenha uma mochila especial para trekking e use calçado adequado com solado anti derrapante.

E você, o que achou?