Sorriso com dentes brancos

Clareamento Dos Dentes: Caseiro ou em Consultório?

Se você tem vontade de clarear os seus dentes, fique sabendo que qualquer pessoa pode fazer clareamento de dentes, as condições básicas é que os dentes estejam inteiros, no máximo, com poucas restaurações. Satisfeitas essas condições, você é candidato a fazer o tratamento.

Sorriso com dentes brancos

Métodos para Clareamento

  • Métodos caseiros usando componentes químicos;
  • Técnicas utilizadas no consultório com a ajuda de luminosidade para aquecimento ou laser.

Ambos métodos são capazes de dar o clareamento ao sorriso. O que as difere é o tempo que é levado para alcançar o resultado final em uma forma ou outra.

Como você pode imaginar, o clareamento caseiro leva mais tempo para ter um bom resultado, mas é menos agressivo ao dente. Tenha em mente que quanto menos tempo levam as técnicas, mais efeito colateral existe.

O efeito mais comum é sensibilidade nos dentes aumentar (você passa a sentir dor nos dentes com bebidas muito quentes ou muito frias, por exemplo). Com a finalidade de conseguir um sorriso mais bonito, a técnica mais comum é a de clareamento por laser.

A boca é coberta por uma máscara emborrachada possuindo pequeninos buracos. Depois, é aplicado um gel, o qual é um grande removedor de pigmentos. Por último, o laser é passado dente a dente. O dentista usa uma espécie de caneta com extremidade luminosa. O laser ativa o creme, o qual remove os pigmentos internos e externos.

O clareamento pode ser feito a cada 2 ou três anos – nesse meio tempo, trate de cuidar muito bem dos seus dentes! Escovação, fio dental, enxaguante e cuidado com bebidas e alimentos que marcam ou desgastam os dentes.

Como é o clareamento dental?

As moléculas do gel oxidante entram no esmalte e na dentina, liberando gás oxigênio que, por sua vez, fragmenta as moléculas dos pigmentos responsáveis pelas manchas.

Como posso clarear meus dentes?

Nossos dentes podem receber o tratamento utilizando-se géis ou pastas oxidantes (liberadores de oxigênio) das seguintes maneiras:

  1. Em um consultório: o dentista isola os dentes utilizando um envoltório emborrachado para proteger a gengiva e utiliza um creme oxidante forte. O clareamento dos dentes usando laser resume-se em ativar do composto clareador no dente de uma forma mais rápida que a caseira, podendo-se conquistar o resultado desejado em apenas uma aplicação;
  2. Clareamento caseiro: o paciente, sob a orientação de um dentista, leva para casa um composto oxidante não tão potente, em virtude de aplicar todos os dias em sua residência.

Durante o clareamento, o que devo e não devo fazer?

Deve ser feito:

  • Seguir as recomendações do profissional responsável;
  • Retirar o aparelho de clareamento 1 hora antes de qualquer refeição e reiniciar uma hora depois;
  • Visualizar seus dentes diariamente no espelho, em função de monitorar o progresso do procedimento;
  • Guardar o dispositivo, para o caso de necessitar de manutenção.

Não deve ser feito:

  • Fumar no período do clareamento;
  • Beber café, chás, vinho tinto, Coca-Cola em quantidade;
  • Fazer a escovação dos dentes logo após remover o dispositivo;
  • Disponibilizar o dispositivo para terceiros.

Perceberam, não é? Seja pelo clareamento caseiro ou no consultório, você deve procurar um dentista qualificado a te ajudar no processo de clareamento dos dentes para minimizar efeitos colaterais e te dar toda a orientação correta no processo. Gostou do bit? Compartilhe, por favor:

E você, o que achou?