Impermeabilização de Estofados – Sofás, Tapetes e Conservação

Impermeabilizante ajuda a manter conservação do estofado

Os estofados são comuns em residências e escritórios, os mais conhecidos são os sofás, tapetes, poltronas, cadeiras com tecido, almofadas, banco do carro, entre outros. Com o passar do tempo o tecido dos estofados acaba perdendo sua cor, textura e brilho, devido ao uso. Mesmo com a limpeza periódica este, é um processo natural.

Para manter a aparência e ainda deixar os estofados mais livres de sujeiras e eventuais líquidos que possam cair neles existe o serviço de impermeabilização. Este processo começou a ser usado quando se notou a necessidade de manter a aparência dos estofados.

A impermeabilização dos estofados

A impermeabilização consiste na aplicação de produtos com a finalidade de impedir que os líquidos aquosos e oleosos, e poeiras fiquem impregnados no estofado. No inicio eram usadas resinas fluoradas. Hoje, o processo consiste em pulverizar no estofado, através de spray, um liquido impermeabilizante, este líquido forma uma resina que envolve as fibras do tecido.

Essa resina não altera a cor ou textura do tecido como acontecia antigamente e ainda protege o móvel dos imprevistos citados. Alguns estofados reagem melhor a impermeabilização do que outros. Em alguns casos é necessário aplicar uma segunda camada em um período menor do que outro.

Cada estofado recebe um tipo de impermeabilização feito com produtos que não agridem aquele determinado tecido. Na hora da aplicação as empresas tomam cuidado já que o liquido impermeabilizante é altamente inflamável.

A duração da impermeabilização

Para que o impermeabilizante dure por mais tempo é recomendável fazer a limpeza periódica do estofado, que consiste em passar o aspirador de pó no mínimo duas vezes por semana. Quando algum liquido cair no estofado o recomendado é passar um papel ou pano absorvente na região, sem pressionar ou esfregar.

No entanto, existem alguns produtos como batom, tinta e urina que conseguem passar pela resina da impermeabilização. Após três ou quatro anos é preciso fazer uma nova aplicação já que a impermeabilização começa a ficar menos eficaz.

Ainda, o estofado impermeabilizado precisa receber limpeza profissional com menos frequência do que um que não tenha passado pelo processo. Quando um estofado impermeabilizado recebe a limpeza ele mantém a sua cor e textura. Depois da impermeabilização é recomendável que os clientes sempre peçam um certificado de garantia.

E você, o que achou?