Impermeabilização de Sofás: O que é e como Manter?

Com o passar do tempo o tecido do sofá acaba sofrendo um desgaste por mais que se tenha os devidos cuidados com ele. Com a intenção de fazer com que a aparência do sofá se mantenha por mais tempo surgiram as resinas fluoradas que fazem a impermeabilização dos sofás nas empresas de limpeza de sofá.

Este produto fecha os poros do tecido contra pós e líquidos, colaborando para que o tecido deste estofado dure por mais tempo. Com o passar dos anos foram surgindo outros produtos que também possuem a capacidade de fazer a impermeabilização do sofá e de forma a agredir menos o tecido e manter a boa aparência do que a resina fluorada.

O que é a impermeabilização?

O processo de impermeabilização consiste em aplicar um produto que cria uma espécie de resina que envolve as fibras do tecido. Assim, quando algum liquido ou sujeira tenta entrar no tecido ele é repelido. Alguns tecidos aderem a impermeabilização melhor do que outros, por isso precisam de uma re-aplicação em um período mais curto.

A impermeabilização, no entanto, não impede que manchas de batom, tinta e urina de animais, que são substâncias mais fortes, manchem o sofá. A resina utilizada no sofá não altera o tecido, a textura ou sua cor.

O processo de aplicação consiste em pulverizar um liquido impermeabilizante. Na momento de aplicação são necessários cuidados especiais, pois o produto é altamente inflamável.

Como manter o sofá impermeabilizado?

O sofá impermeabilizado deve ser limpo assim como outros sofás, com o uso de aspirador de pó para remover a sujeira. Quando algum liquido for derramado o que se deve fazer é passar um papel absorvente e nunca esfregar o líquido para que ele não penetre no tecido. Após uma média de 4 anos, a impermeabilização começa a ficar menos eficaz, então é necessário levar o sofá para uma limpeza especializada.

Após este período, pode ser necessário aplicar uma nova impermeabilização. A melhor forma de conservação é aspirar o sofá duas vezes por semana e quando algum liquido cair sobre ele passar um papel ou pano absorvente sem esfregar ou pressionar. E sempre que fizer uma impermeabilização peça o certificado de garantia.

Em resumo, além dos cuidados tradicionais com um sofá, a impermeabilização vai aumentar o seu tempo de vida e você só vai precisar fazer a cada 4 anos em média. É um investimento que vale a pena para um móvel que tende a ficar com você por muito tempo.

Muitas empresas de limpeza tem sites e recebem pedidos de orçamento online, assim, do conforto do seu sofá você pode providenciar maiores cuidados para ele. Não perca mais tempo e contrate já o serviço para você!

E você, o que achou?