Lavagem de Estofados – Dicas

Limpeza de estofados para garantir boa higienização

Os estofados são mobílias muito comuns no dia-a-dia das pessoas e englobam sofás, poltronas, cadeiras, divisórias, almofadas, tapetes, entre outros. Manter os estofados sempre limpos é uma importante questão de higiene, pois com o tempo os tecidos acabam acumulando sujeiras, ácaros e bactérias que não são visíveis ao olho.

A limpeza dos estofados também garante que os estofados mantenham uma boa aparência e fiquem conservados por muitos anos. Como cada estofado é fabricado com um tipo de tecido diferente, a limpeza dele também deve ser feita de acordo com aquilo que ele permite.

Alguns estofados apenas podem ser lavados à seco! Enquanto outros podem receber limpeza com água.

Tipos de Lavagens de Estofado

A limpeza dos estofados deve ser feito de preferência com pessoas e empresas profissionais. A lavagem à seco é a mais comum, ela é feita com o uso de um produto específico que não age diretamente nas fibras do tecido e ainda consegue remover toda sujeira. A secagem é feita com secadores ou centrifugadores específicos para isso.

Outro tipo de lavagem, a quente, na qual é usada um extrator específico que gera um vácuo de pressão retirando a sujeira e é usado juntamente a um sistema de vapor quente.

Outro tipo de lavagem é feita com um xampu próprio para este tipo de limpeza e água, técnica aplicada em tecidos mais resistentes. Já a lavagem com solvente, outro tipo, costuma retirar todo tipo de sujeira dos estofados, mas a conservação do tecido não é garantida.

Dicas para tirar manchas dos estofados

Algumas dicas podem ajudar a tirar manchas dos estofados e mantê-los limpos, assim é possível evitar algumas lavagens em empresas especializadas e poupar um dinheiro.

Manchas recentes podem ser retiradas ao passar gelo durante alguns minutos e em seguida retirando a parte liquida com um pano seco. Em manchas mais antigas a dica é aplicar água com água de coco e bórax caso o tecido suporte água. Esfregue e deixe secar no sol, em seguida retire com água.

Para manchas de mofo a dica é passar um pano com a mistura de água e bicarbonato de sódio, limpe com água quente e deixe secar no sol. Manchas antigas podem ser tiradas com vinagre branco e em seguida passe água.

Alguns produtos vendidos em supermercados são feitos para a limpeza de estofados de tecido, eles podem ser utilizados contanto que o tecido suporte o produto.

E você, o que achou?