Lavagem de Tapetes e Dicas para Tirar Mancha de Tapete

Tirar manchas de forma pontual ajuda a manter o tapete com boa aparência

Os tapetes deixam qualquer ambiente mais convidativo e quanto mais peludo, mais aconchegante ele é. Porém os tapetes necessitam de cuidados na hora da limpeza. Cada um possui um tipo de tecido e fibras diferentes, por isso a limpeza precisa ser mais delicada em alguns tipos de tapetes.

Em casa, o mais comum é usar o aspirador de pó, algumas vezes no nível mínimo, ou então tirá-lo e bater do lado de fora de casa para tirar a sujeira e poeira.

Além disso, os tapetes devem receber limpeza semanal e para tirar alguns odores, o recomendável é colocar um pouco de bicarbonato de sódio no saco do aspirador. A limpeza deve ser feita de acordo com a recomendação do fabricante. Algumas vezes é necessário enviar o tapete para receber a limpeza de empresas especializadas, geralmente lavanderias.

Tipos de limpeza de tapete

A limpeza profissional pode ser feita de algumas formas diferentes, algumas levam água e outras são feias à seco. Quando tapete é levado para a lavagem, eles podem ficar fora por 4 até 10 dias. Mesmo os tapetes industriais, tapetes persas e orientais pedem um cuidado maior e tem uma lavagem de valor maior.

O tipo de lavagem de tapete varia de acordo com o seu tipo. Os tapetes feitos de fibras naturais e sedas como sisal, bananeira, seagrass, juta, chenille e seda sintética, devem ser lavados à seco. Esta lavagem não leva água e é utilizado um produto especifico que é aplicado, o tapete então é limpo, e a secagem pode ser feita com auxilio de máquinas ou não.

Geralmente não é preciso fazer nenhuma secagem para retirar o produto. Já tapetes de lã, algodão, e hemp podem ser limpados com água, é tomando um cuidado para não aplicar produtos que danifiquem as suas cores. A secagem também é feita com cuidado.

Dicas para tirar manchas do tapete

Além da limpeza periódica com aspirador de pó, os tapetes devem receber alguns cuidados para a retirada de manchas e assim evitar que o tapete seja levado de imediato para a lavanderia. Para retirar alguns líquidos, como a cerveja, o indicado é passar um pano com água morna no local, passar um papel absorvente, e depois um pano com água e sabão.

Já para manchas como de café, o melhor é passar um pano com detergente, retirar a umidade com papel absorvente e então passar gelo. Isso mesmo, gelo! O vinagre é outro grande aliado na hora de tirar manchas do tapete e os procedimentos são parecidos, mas como ele também tem um cheiro forte, é melhor evitar usá-lo. Use as outras dicas!

E você, o que achou?