Lavagem à Seco

Verificar etiqueta antes de lavar tecido é fundamental para sua conservação

A presença de tecidos e fibras de tecidos diferentes no dia a dia das pessoas já é comum. Seja em roupas ou estofados (sofás, cadeiras, poltronas, tapetes, banco do carro, entre outros), os tecidos precisam receber uma boa limpeza, pois isso ajuda a deixá-los higienizados.

As bactérias, ácaros e algumas sujeiras que acabam permeando (penetrando, misturando) nos tecidos não são visíveis a olho nu. Cada estofado ou roupa é fabricado com fibras de tecido diferentes, e cada uma delas pede uma lavagem especifica.

Lavagem à Seco

A lavagem a seco é aquela que não utiliza água e é muito utilizada atualmente em diferentes tipos de tecido, sendo considerada menos agressiva em muitos casos.

Na lavagem a seco é utilizado um produto líquido específico, que limpa os tecidos sem precisar utilizar água. É por não usar água que ele é chamado de lavagem a seco. O principal ingrediente deste solvente de sujeiras que não necessita de água é o percloroetileno.

Com o passar dos anos o produto evoluiu e hoje é muito utilizado nas lavanderias. Existe uma máquina específica que faz a limpeza dos tecidos à seco e depois retira o produto e impurezas com o chamado extrator a vácuo.

Já existem no mercado produtos que podem ser utilizados em casa para a limpeza a seco em estofados.

O que pode e não pode ser lavado a seco

A lavagem à seco é conhecida por não deformar, não encolher e muito menos descolorir os tecidos. Não é à toa que ela é sempre indicada para a higienização (lavagem) de tecidos finos, delicados e leves.

Para saber se a roupa pode ser lavada com água basta observar a etiqueta. Caso tenha a figura de uma espécie de balde com água riscada com um “X” significa que não pode ser lavada com água. O circulo simboliza a lavagem à seco, e a caso o circulo esteja riscado com o “X” significa que a roupa não pode ser lavada à seco.

Às vezes o circulo pode vir com uma letra dentro que indica o tipo de solvente que deve ser utilizado. A letra A indica que pode ser lavado com todos os tipos de solventes, e a letra F indica o solvente a base de hidrocarboneto.

Podem ser lavados à seco tecidos como chiffon, tafetá, linho, organza, e algumas sedas. Alguns tecidos podem ser lavados tanto a seco quanto com água. Grande parte dos estofados deve receber lavagem á seco.

E fique atendo: O algodão é um tecido que não se recomenda lavar a seco, assim como o elastano, presentes na maioria das roupas comuns. Fique sempre de olho nas etiquetas e cuidado para não estragar nem roupas, nem estofados.

E você, o que achou?