Limpeza de Carpete: Dicas Caseiras e Profissionais

Atenção: Manchas devem ser retiradas imediatamente dos carpetes!

Um carpete é muito bem-vindo nas residências, empresas e escritórios. Eles deixam o ambiente mais aconchegante e caloroso. A manutenção dos carpetes deve ser feita com atenção e sempre com muito cuidado, tanto para evitar que sujeiras e até bactérias e ácaros se acumulem, quanto para fazer a boa conservação e fazer com que ele permaneça com uma boa aparência por anos.

É preciso fazer a limpeza de forma regular em casa e a cada 12 ou 18 meses fazer a limpeza com uma equipe profissional que remove as sujeiras mais profundas.

Tipos de limpeza profissional

Os tipos mais comuns de limpeza de carpete feita por empresas é semi à seco e a lavagem à seco. O serviço de lavagem semi à seco é realizado por enceradeiras e extratoras que são profissionais e manuseadas por pessoas capacitadas a fazê-lo.

O carpete é escovado e são utilizados produtos que o deixam úmidos por algumas horas. É retirada toda a sujeira que está nas fibras, além de fungos, ácaros e bactérias.

Já na lavagem à seco, o carpete não fica úmido e não é utilizada água. Após a limpeza o carpete está seco e visivelmente mais limpo. É utilizado um produto que age entre as fibras e retira toda a sujeira e impurezas presentes, e junto com o produto são passadas esponjas ou aparelhos profissionais que esfregam o local.

Este último método promete ser menos agressivo e mais prático. Em ambos os casos é usado uma máquina de extração a vácuo, que retira o produto e as sujeiras.

Dicas para limpar carpete

A cada semana o carpete deve ser aspirado, principalmente nas regiões em que existe uma circulação maior de pessoas. Para combater alguns odores a dica é colocar bicarbonato de sódio no saco do aspirador. Quando aparece uma mancha ela deve ser retirada imediatamente, isso facilita a sua remoção.

Primeiro, deve se tentar aplicar produtos específicos vendidos em supermercados e que são feitos para limpeza de carpetes. Não esfregue, remova com cuidado e para secar use sempre uma toalha. Também existe uma receita caseira que leva ervas secas e amassadas, como alecrim, cravo da índia, canela e bicarbonato de sódio.

Passe essa mistura no local da sujeira e depois aspire o carpete no local com o aspirador de pó. Sempre evite usar água.

Muitas pessoas fogem do carpete por acreditar que poderão perdê-lo em alguns meses. Na verdade, com os cuidados certos e contratando as empresas de limpeza de carpete a cada 12 meses, o carpete vai durar muitos anos. Elas atendem online e é muito fácil contatá-las em seus websites. Acesse o site e contrate já uma limpeza profissional.

E você, o que achou?