Limpeza de Sofá de Tecido: Dicas Caseiras e Profissionais

Sofás de tecidos diferentes pedem atenção na hora da limpeza

Os sofás são uma mobília bem comum em grande parte do mundo, eles praticamente dão as boas vindas aos moradores e visitantes de uma residência ou até mesmo de um empreendimento comercial ou de prestação de serviço.

Eles oferecem conforto e são perfeitos para que as pessoas possam sentar para conversar, comer ou assistir televisão. De diversos formatos e estilos eles acabam seguindo algumas tendências de design, isso faz com que eles sejam fabricados com diferentes tipos de tecidos. Os tecidos podem ser diferentes mas a limpeza costuma ser similar, sendo diferente apenas para determinados tipos.

Tipos de limpeza de sofá

A lavagem do sofá deve ser feita de forma profissional com uma empresa especializada. Em casa, a limpeza pode ser feita apenas de forma superficial ou, algumas vezes, imediatista, apenas para remover manchas eventuais que podem aparecer e assim se evita a necessidade de uma lavagem completa.

A lavagem profissional pode ser feita de forma quente ou a seco. O sistema quente utiliza uma máquina de alta pressão, e a lavagem pode ser feita na própria residência do cliente.

Nesse caso, é utilizada uma espécie de extrator a vácuo quente, que retira todas as sujeiras, inclusive bactérias, fungos e ácaros. Este sistema não estraga a fibra do tecido e em poucas horas o sofá está seco.

Já a lavagem a seco pode ser mais demorada e não é realizada na casa do cliente. Neste sistema é usado um produto especifico que não atinge diretamente as fibras do tecido e a sujeira é removida facilmente. Para retirar o produto pode ser usado um sistema de secagem com centrifugação ou com sistema a vácuo.

Dicas caseiras

Para retirar manchas recentes uma boa solução é aplicar uma pedra de gelo na superfície da mancha, pacientemente, e em seguida seque com um pano seco. Nas manchas mais antigas uma dica é passar um pano com água, sabão de coco e bórax. Esfregue nas manchas e deixe o estofado no sol por algumas horas, depois lave as partes com produto apenas com água.

Cada tipo tecido pode reagir as soluções, e inclusive reagir a água, de formas diferentes. Por exemplo, o couro precisa ser limpo de maneira diferente da camurça. A limpeza feita de forma incorreta pode danificar o tecido.

O melhor mesmo é não sujar. Mas se sujar, aproveite essas dicas rápidas, ou procure uma limpeza profissional do seu sofá para garantir que ele esteja com você por bastante tempo!

E você, o que achou?