Link Building

Entendendo Link Building

Sempre que se fala sobre link building, fala-se sobre as diversas maneiras de conseguir links externos, ou seja, outros sites usando links que, quando clicados, levam as pessoas para o seu site. Se você já ouviu falar em link building, ou se essa é a primeira vez, uma pergunta deve te perseguir: Por que é tão importante ter diversos links apontando para um site?

Simples, a quantidade de links existentes referenciando um site faz com que o valor do PageRank desse site seja mais alto, e o PageRank é um dos fatores que o Google avalia quando vai posicionar os sites nos resultados de busca. Embora o PageRank seja exclusivo do Google, o Bing e outros buscadores também tem seus correlatos desse fator.

E não se engane, não é só quantidade que importa. Mais do que isso, importa que os sites que tem esses links sejam de boa qualidade, e não puro spam.

link building

O melhor caminho para se alcançar uma boa combinação de quantidade e qualidade nos links externos é com a criação de conteúdo de qualidade para o seu site. Assim, naturalmente as pessoas vão encontrar o seu conteúdo e vão querer indicar para outras pessoas, através, entre outros, de links! Produzir conteúdo de qualidade e oferecer a outro site também funciona, pelo menos, como relacionamento, possibilitando links futuros com mais facilidade.

Mais uma ação que pode te ajudar a ganhar uma visão maior sobre o link building no seu segmento é acompanhar os links que os seus concorrentes conseguem, além de identificar os links que o seu site já ganhou e, talvez, você nem saiba. Já pensou em reconhecer de alguma forma estes sites que possam ter links para o seu? Já pensou em identificar os sites que tem links para seus concorrentes e conseguir que esses substituam ou adicionem links para o seu site também?

O primeiro passo é descobrir onde o seu site tem links externos e comparar com os links externos de seus concorrentes. Para isso, você vai precisar de ferramentas especializadas. Quer conhecer as suas opções, clique aqui.

Algumas dessas ferramentas, se usadas do jeito certo, vão te ajudar a produzir o conteúdo certo também, conteúdo com a qualidade necessária para você superar seus concorrentes. Aproveite a oportunidade de dominar o seu segmento nas buscas.

E você, o que achou?