Bilhar, Sinuca, Snooker – Qual a Diferença?

Jogos de mesa são bastante populares no Brasil e entre eles os mais conhecidos são o bilhar, a sinuca e o snooker. Apesar de muito parecidos, como a utilização de bolas e tacos, há sutis diferenças e características próprias entre eles. Você sabe quais são? Veja neste Bit.

Bilhar, Sinuca, Snooker

A seguir algumas informações fundamentais para entender melhor as regras e divergências entre cada um destes jogos.

Primeiramente, o bilhar é a denominação utilizada para diversos esportes de mesa os quais utilizam tacos e bolas.

O jogo de sinuca, por exemplo, é um bilhar. Entretanto, a modalidade brasileira da prática se diferencia do bilhar nos seguintes aspectos: número de bolas, cores, quantidade de caçapas e modo de jogo.

Na sinuca brasileira, existem seis caçapas e oito bolas coloridas (vermelha, amarela, verde, marrom, azul, rosa, preta e branca). A ideia do jogo é encaçapar as bolas coloridas na sequência pré-determinada pelas regras. Então, vence aquele que possui o maior placar quando todas as bolas forem encaçapadas.

Prosseguindo, o bilhar propriamente dito: Também conhecido como Carambola utiliza três bolas coloridas (vermelha, amarela e branca). A mesa não possui caçapas, portanto, é jogado da seguinte forma: um jogador utiliza a bola branca enquanto o outro a amarela, sendo a vermelha neutra.

A partida consiste em fazer o jogador acertar com sua bola as outras duas em uma mesma tacada, o que equivale a um ponto. Ganha o jogo quem alcançar primeiramente vinte pontos.

Já o snooker possui várias modalidades. E de acordo com a versão praticada, o número de bolas e tamanho da mesa são alterados. São seis caçapas, enquanto o número de bolas pode variar entre 13, 17 ou 22.

O jogo é baseado na seguinte regra: o jogador deve encaçapar primeiramente as bolas vermelhas, que correspondem a um ponto cada uma. Somente após encaçapadas as bolas vermelhas é que se pode “matar” as coloridas – de acordo com sua numeração. Nestes casos, triunfa quem tiver mais pontos quando todas as bolas foram encaçapadas.

Desta forma, as regras são minimamente diferentes, mas tornam possível diferenciar e aprender um pouco mais sobre esses jogos de mesa tão populares e praticados no Brasil.

Não é tanta coisa, então vai ser fácil de você se lembrar a próxima vez que for se divertir com um jogo com seus amigos. E ainda poderá propor as alternativas, desafiando realmente as habilidades deles. Gostou do Bit?