Dicas para criar o conteúdo certo

Contamos hoje com uma atualização diária em sites, blogs, redes sociais e afins. Em alguns casos, as atualizações são mais do que diárias, são de hora em hora, são constantes, trazendo sempre novidades para os leitores e internautas de plantão. Quando desejamos colocar um novo site na internet, antes mesmo de talvez pensarmos em um layout, ou em como o site funcionará, a criação de sites vai além, precisamos planejar o que o site vai conter, quais informações ele trará. Ou seja, precisamos definir o conteúdo do site.

idéias

É necessária cautela quando vamos escrever algo para ser publicado na rede. É preciso ter cuidado e claro, atenção; assim garantimos que o internauta que acessar essa página vai ter total compreensão do que desejamos informar. Confira abaixo as principais dicas para criar um conteúdo relevante e atraente para o seu público:

1. Linguagem Correta: utilize o português corretamente, evitando abreviações, expressões específicas ou termos em outras línguas. Se vier a usar, não deixe de apresentar uma explicação a mais para garantir que leitores com todo nível de conhecimento do assunto seja capaz de absorver e reter a informação.

2. Diagramação: faça com que a sua página tenha uma boa diagramação, ou seja, um visual agradável. Isso compreende organizar a página com um bom espaçamento de linhas, recuo no inicio do parágrafo, assim evitando os pouco atrativos blocos de textos. Isso é tão mais importante, quanto mais texto a página contiver.

3. Credibilidade: tente não escrever sobre algo que você não conheça, isso pode trazer sérias conseqüências para o seu trabalho e a principal delas é a perda de credibilidade das informações contidas em sua página. Se não conseguir que uma pessoa especializada produza o conteúdo, procure estudar muito bem o assunto, busque o maior número de informações possível. Desse modo, às chances de escrever algo errado, ou controverso é menor.

4. Foco: se você está colocando conteúdo na internet é porque almeja levá-lo as pessoas, então seja objetivo, pense no seu leitor, defina sabiamente o público que quer atingir e assim será obtido um resultado melhor.

5. Seja Direto: tente sempre escrever de maneira direta e completa para seu leitor, evite deixar aquela sensação de que o texto é muito grande para uma informação pequena. Lembre-se sempre que a quantidade do conteúdo não tem relação com sua qualidade.

6. Como Escrever: chame a atenção para o seu conteúdo, valorize o mesmo. Evite se tornar repetitivo, se utilizar algum dado especifico, cite a sua fonte, isso pode agregar credibilidade a suas informações, além é claro de dar uma boa impressão no seu leitor. Destaque os pontos importantes no seu texto, não hesite na hora de usar Itálico ou Negrito, dentro da formatação do seu texto. Esse tipo de recurso faz com que o leitor tenha pontos focais antes de iniciar a leitura. Escreva parágrafos curtos, incremente seu texto utilizando imagens, gráficos, vídeos ou enquetes. Seja criativo!

A dica bônus é se apoiar em ferramentas para direcionar os assuntos sobre os quais você vai escrever, identificando, por exemplo, os conteúdos mais eficazes de seus concorrentes, ou assuntos mais buscados pelo seu público-alvo. Diversas ferramentas tem este tipo de recurso. Quer uma sugestão especial? clique aqui